É necessário cnpj para negócios online? Sim, o cadastro é indispensável para qualquer tipo de empresa, assim caso o empresário ou empreendedor queira um negócio legal vai precisar de um Cadastro de Pessoa Jurídica, o famoso CNPJ. Com o cadastro é possível realizar transações legais com emissão de nota fiscal para clientes e fornecedores, por isso o CNPJ para negócios é uma forma de segurança e legalidade.
Para aqueles que estão começando um negócio novo ter o CNPJ é importante para conquistara credibilidade dos clientes, pois é uma prova de que a empresa é registrada, possui endereço, telefone e é possível até responsabiliza-la em caso haja algum problema.Assim, o CNPJ para negócios online é tão, ou até mais importante, do que para negócios com empresas físicas.
Como solicitar o CNPJ para negócios online
Para ter um CNPJ antes de tudo é preciso preencher a Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCJP) e entregá-la junto com o Quadro de Sócios e Administradores (QSA) para a Receita Federal. Esse procedimento é necessário para indicar aqueles que fazem parte da empresa.
Além desses dois documentos, outros podem ser requisitados pelo Governo Federal através da Receita Federal. Mas o envio de cada um deles pode ser feito via Correios ou pode ser entregue em uma Junta Comercial que tenha convênio com a Receita. Apesar de burocrático, o procedimento para ter um CNPJ para negócios online é simples.
Caso o empresário ou empreendedor escolha solicitar a ajuda de um contador ou de órgãos específicos como o Sebrae (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=%20%20cnpj), poderá abrir a sua empresa virtual com mais tranquilidade. Ter o CNPJ para negócios online requer certo conhecimento sobre a empresa e a legislação.
O MEI pode ser uma boa saída para o empreendedor
Existe outra excelente maneira de ter o CNPJ com um custo menor, que é sendo um Microempreendedor Individual (MEI). Tornando-se MEI o empreendedor pode conquistar um CNPJ para o negócio com menor burocracia e mais agilidade.
Para fazer a solicitação é preciso apenas realizar um cadastro no Portal do Empreendedor, no site . Ao inserir todos os dados é possível gerar o cadastro e legalizar a empresa online.
As leis de e-commerce para negócios online
As leis para o ecommerce no Brasil são rígidas. Elas exigem que o site de vendas ou serviços online conste um endereço físico da empresa: o endereço onde a empresa está registrada comercialmente deve ficar visível no rodapé de todas as páginas do seu site, além da razão social e o CNPJ, que assim como a Razão Social, precisa estar no rodapé do site. Por isso, ter um CNPJ para negócios online é necessário para estar dentro da legalidade.
Os clientes também confiam mais em empresas com mais detalhes e descrições antes de fazer as compras. É necessário que o site tenha à disposição do usuário, informações referentes à despesas e taxas adicionais na compra, além das condições de troca e devolução dos produtos.
É importante que o empresário ou empreendedor compreenda sobre as leis. A regulamentação deve ser feita antes de entrar em um negócio. O CNPJ para negócios online é imprescindível!