Saiba como funciona e quais são as vantagens do Portal do Empreendedor.
Só o talento empreendedor não basta para ter sucesso nos negócios. Obviamente ser visionário, criativo e ter habilidades naturais de empreendedor são elementos importantes, mas além disso é necessário ter muito conhecimento. Isso significa que além de saber como é o mercado da área em que se atua também é imprescindível estar informado em relação a burocracia, leis trabalhistas e muito mais.
Nesse cenário surge o portal do empreendedor – MEI. A ideia é simplificar a rotina do empreendedor. Um espaço onde se encontra muita informação. Lá é possível solicitar e encaminhar os mais diversos serviços relacionados ao CNPJ do microempreendedor individual.
Descomplicando a formalização
Sabendo do grande potencial dos MEI, microempreendedores individuais, o Governo federal lançou um portal novo. Conforme dissemos anteriormente o objetivo é simplificar reunindo muita informação em um mesmo local e também proporcionar maior agilidade nos procedimentos.
Através de um sistema integrado para abrir e registrar empresas, o portal do empreendedor traz facilidade e rapidez para o processo de formalização. As alterações melhorando o site, são parte de um projeto chamado Empreender Mais Simples. O objetivo é reduzir a burocracia e agilizar os processos envolvidos na gestão das microempresas, e das pequenas empresas.
Como funciona o portal do empreendedor
Em sua nova versão, além de outras mudanças o portal tem um visual diferenciado. A navegação é simples e intuitiva. Pelo tema o usuário chega facilmente ao que busca no site. Os principais tópicos são os seguintes:
Como formalizar seu negócio e obter um CNPJ de MEI
Clicando em “formalize-se”, você pode seguir os passos para obter seu CNPJ e formalizar o seu negócio. Nesse ícone há ainda vários sub tópicos com informações para quem está iniciando sua jornada no mundo do empreendedorismo. Por exemplo o que é, e o que pode fazer um MEI, dicas de segurança, entre outras.
Já o tema “Credmei” trata de soluções financeiras, como empréstimos para MEI. Tanto para quem quer acessar serviços e produtos financeiros como para as instituições financeiras interessadas na adesão ao programa.
O portal do empreendedor tem ainda tópicos para o MEI atualizar seus dados cadastrais, emitir o comprovante de MEI, fazer e enviar a declaração anual do faturamento e fechar a empresa solicitando a baixa da inscrição do CNPJ. Mas não para por aí, lá você pode ainda: consultar CNPJ cancelado, emitir certidões e comprovantes e buscar informações para contratar um empregado e para vender mais e ampliar seu negócio.
Enfim, se você é ou tem planos de ser tornar um MEI, pode contar com o portal do empreendedor. Lembrando ainda que a plataforma pode ser acessada de dispositivos móveis, como tablets e celulares. Outra característica do portal que vale destacar é a implementação das diretrizes de acessibilidade para conteúdo WEB, promovendo assim a inclusão das pessoas com deficiência.